Quer participar de nossas oficinas? Inscreva-se na lista de espera

Inscreva-se

Projeto Anzol

O Projeto Anzol atua na Barra do Riacho desde 2003 e no ano de 2016 passou a ser coordenado pelo Instituto Preservarte, tendo como objetivo principal desenvolver o bem-estar social e múltiplas aprendizagens, que vão além da escola formal, através das seguintes oficinas: Construção do Conhecimento, Violão, Balé e Percussão.

Visamos também estreitar a convivência, sociabilidade e participação na vida familiar e comunitária, trabalhando valores ético-morais, estéticos e políticos, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Projeto Anzol traz ainda como proposta favorecer o bem estar individual e social, elevando a autoestima, fortalecendo esperanças, relações, alargando horizontes, expandindo conhecimentos, externando-os de forma adequada e compreensível, que possibilitem a realização de sonhos, dando sentido à vida e garantindo constante evolução.

 

Canto Coral
Com a oficina de Canto Coral trabalhamos com a música em grupos, fazendo com que as crianças fossem induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo. A vivência musical foi tornando-se algo divertido e agradável, onde elas aprendem a se comunicar melhor, através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações.

 

Oficina de Violão
Com a oficina de Violão objetivamos utilizar a música como ferramenta de inclusão social estimulando a vivência em coletividade, a solidariedade e o respeito às diferenças na perspectiva da superação do individualismo e gerando oportunidades de promover o crescimento humano, no apoio e desenvolvimento de talentos, contribuindo para o bem-estar social para crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social.

 

Oficina de Balé
Com a oficina de Balé visamos desenvolver a expressão artística e cultural, desenvolver a autoestima de crianças e adolescentes em situação de risco social, desenvolver a prática de atividade em grupo e socialização, tendo em vista as características de cada faixa etária. Oportunizar a expansão da criatividade e ludicidade através da dança, contribuir com o desenvolvimento global do ser, de sua percepção corporal e autoestima, culminando com uma apresentação de dança a ser realizada como encerramento do projeto ao final de cada ano.

 

Oficinas de Conhecimento e Leitura
Com as oficinas de Conhecimento e Leitura a autoestima foi reforçada e os alunos passaram a se sentir preparados para enfrentar novos desafios, pois exercitam a atenção, raciocínio lógico, oralidade, leitura e outras competências fundamentais que os auxiliaram a viver melhor no ambiente escolar do ensino fundamental. De forma geral, oferecemos uma prática de conhecimento integrado às condições de vida da comunidade, dando aos beneficiários do projeto a oportunidade de: serem respeitados, criar, sonhar, decidir, escolher e participar ativamente dos interesses da sua comunidade.

 

Oficina de Percussão

Assim como as oficinas de violão, temos o objetivo de proporcionar aos alunos, à suas famílias e à comunidade, utilizar a música como ferramenta de inclusão social estimulando a vivência em coletividade, a solidariedade e o respeito às diferenças e também:

– Promover o aprendizado do amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo.

– Estimular o contato do aluno com seu próprio corpo.

– Promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias.

– Estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo.

– Desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica

– Incentivar a capacidade de criação musical espontânea, individualmente e em grupo.

– Despertar no aluno a atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.

Apoie nossas atividades