Quer participar de nossas oficinas? Inscreva-se na lista de espera

Inscreva-se

O Instituto Preservarte

Tudo começou com o empresário e lutier Renato Casara, um apaixonado pela arte, por instrumentos musicais e pela luteria. Em 1999, o entusiasta teve a ideia de ensinar aos funcionários de sua empresa de criação de instrumentos musicais a tocar os produtos que fabricavam e, também, aos moradores de João Neiva, no Espírito Santo. E assim nasceu o Instituto Preservarte, que valoriza e estimula o talento da população capixaba.

A partir daí, a família Casara embarcou na jornada de levar cultura a todos, independente de gênero, cor ou classe social, promovendo a inclusãocom projetos artísticos e em prol da preservação do meio ambiente. Após ganhar reconhecimento público e governamental, o Instituto Preservarte foi judicialmente oficializado em 2004 ao alcançar o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Hoje, o Instituto Preservarte atende gratuitamente a mais de 500 pessoas todos os anos, atuando dentro e fora do Espírito Santo por meio de palestras, cursos e encontros. Com uma equipe de monitores e professores que também conta com voluntários e ex-alunos, o Preservarte se orgulha de quebrar barreiras sociais, provando que a inclusão é possível e que a música clássica pode, sim, ser popular.

Conheça nossas atividades