Dedilharcos em destaque em jornais italianos
A turnê internacional da Orquestra Dedilharcos segue conquistando reconhecimento na Itália. Antes da apresentação realizada no Teatro Alveare, na cidade de Varzo, no dia 28 de setembro de 2024, dois importantes jornais locais de Varzo destacaram o evento: ECOrisveglio, na edição de 26/09/2024, e La Stampa, em 28/09/2024.
O jornal ECOrisveglio ressaltou o caráter especial da apresentação, promovida com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do município de Varzo. A matéria enfatizou a proposta musical da orquestra, que leva ao público europeu a riqueza da música brasileira, com um repertório cuidadosamente selecionado para evidenciar sua diversidade e beleza. Além disso, o veículo destacou a passagem da Orquestra Dedilharcos pelo Teatro Nuovo de Verona, no dia 23 de setembro de 2024, como parte da turnê comemorativa dos 25 anos do Instituto Preservarte.
Já o La Stampa trouxe uma abordagem que reforça o impacto social do projeto. O jornal destacou que a Orquestra Dedilharcos não apenas promove a cultura brasileira, mas também desempenha um papel transformador ao atuar junto a comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade. A publicação apontou a importância do apoio institucional recebido, mencionando o Estado do Espírito Santo, onde a orquestra tem suas raízes, e destacou o trabalho do Instituto Preservarte, que há 25 anos fortalece a inclusão por meio da arte e da música. O repertório apresentado em Varzo, segundo o jornal, incluiu clássicos de compositores como Tom Jobim, Sivuca, Vinicius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho.
A repercussão dessas matérias evidencia o prestígio crescente da Orquestra Dedilharcos e a relevância de sua missão artística e social. O reconhecimento por parte da imprensa italiana reflete o interesse do público local pela musicalidade brasileira e reforça a importância da arte como ponte cultural entre nações.
ECOrisveglio – 26/09/2024
Título: “Varzo – A Orquestra Dedilharcos em turnê internacional faz escala em Ossola”
Guitarras e violinos brasileiros
VARZO – No sábado, 28 de setembro, às 21h, no Teatro Alveare, se apresentará em concerto a Orquestra Dedilharcos: uma viagem pelas riquezas musicais do Brasil. A noite, com entrada gratuita, é promovida pelo Ministério da Cultura do Brasil, com o patrocínio da Prefeitura de Varzo, que disponibilizará a sala do teatro.
O grupo, atualmente em turnê internacional (no dia 23 de setembro, se apresentou no Teatro Nuovo de Verona), é composto por cerca de dez músicos (violões e violinos) sob a direção do maestro Washington Vieira.
“Realizaremos” – cita o folheto – “uma apresentação musical com estilos essencialmente brasileiros, cuidadosamente selecionados para evidenciar a imensa variedade e beleza da musicalidade do Brasil”.
Veja a página completa da publicação no jornal.
La Stampa – 28/09/2024
Título: “Concerto esta noite no Teatro Alveare – A Orquestra Dedilharcos leva o Brasil a Varzo”
O Brasil será apresentado através da música esta noite no Teatro Alveare de Varzo: às 21h, a protagonista será a Orquestra Dedilharcos, convidada no Vale Divedro como parte de uma turnê internacional, que também incluiu uma apresentação na última segunda-feira no Teatro Nuovo de Verona, em um concerto dedicado ao 150º aniversário da primeira imigração em massa de italianos para o Brasil. O valor agregado da proposta é que se trata de um projeto social, ou seja, a arte que também ajuda pessoas em dificuldade.
A turnê internacional conta com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do Estado do Espírito Santo, onde se encontra o município de João Neiva, de onde vem a orquestra e onde há uma grande comunidade italiana.
A entrada esta noite é gratuita. A Orquestra Dedilharcos faz parte das realidades culturais e das atividades promovidas pelo Instituto Preservarte, que há 25 anos atua no Brasil, desenvolvendo projetos que reforçam o tecido social e cultural das comunidades na perspectiva da inclusão. Uma das formas para isso é a música, seja através do ensino de instrumentos musicais ou da luteria, que também representa um meio para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Orquestra Dedilharcos apresenta um repertório inspirado na música popular brasileira, interpretado com violões, violinos e percussão. A maioria das músicas é instrumental, mas algumas são cantadas. O grupo é formado por cerca de dez músicos, sob a direção do maestro Washington Vieira.
Esta noite promete ser uma experiência musical e cultural, trazendo obras de compositores como Tom Jobim, Sivuca, Vinicius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho.
Veja matérias relacionadas