Quer participar de nossas oficinas? Inscreva-se na lista de espera

Inscreva-se

Projeto Música nas Escolas

[:pb]O Projeto Música nas Escolas é desenvolvido pelo Instituto Preservarte no município de João Neiva via FIA – Fundo da Infância e Adolescência. Com patrocínio da Eco 101 e parceria da Prefeitura de João Neiva estão sendo realizadas 4 oficinas e um grupo semanal em vários bairros do município. Luteria de Ukulele no Centro, capoeira no Centro e bairro Santo Afonso, canto coral e musicalização na Associação Pestalozzi, ukulele no bairro Cristal e um grupo de fortalecimento de vínculos no Centro. Hoje contamos com mais de 120 crianças e adolescentes participando dessas atividades.

 

Luteria

 A arte-ofício de construir instrumentos musicais ainda é uma profissão pouco conhecida no Brasil, mas vem despertando cada vez mais o interesse de pessoas que encontram nesta prática uma oportunidade de desenvolver um trabalho diretamente ligado à arte e à cultura e que ao mesmo tempo proporciona um bom retorno financeiro.No Brasil existem pouquíssimas escolas que ensinam luteria e em pouco tempo de atuação (15 anos) a escola de luteria de violinos de João Neiva já é referência em qualidade de formação profissional. Nos últimos anos, lutiers formados pelo Instituto Preservarte ganharam os primeiros lugares nas duas edições do único concurso nacional desta categoria. Um de nossos primeiros alunos formados e que já atuava profissionalmente na área, hoje é professor em uma instituição de ensino no interior de São Paulo, outro está à frente de um projeto de luteria no Ceará e ainda outro foi contratado por um projeto de música no Recife para dar manutenção nos instrumentos da instituição e dar aulas de luteria para jovens interessados, o que demonstra o alto potencial de multiplicação deste saber. Desta forma, o Instituto Preservarte oportuniza aos interessados um curso profissionalizante com possibilidades reais de retorno econômico em um mercado pouco explorado pelos artesãos brasileiros. A maior parte dos instrumentos comercializados e usados hoje em dia por músicos brasileiros é de origem chinesa, apontando uma oportunidade de crescimento do mercado de produção interna. Devido ao crescimento econômico brasileiro, cada vez mais pessoas têm tido acesso à cultura de forma geral. Com isto, observa-se um aumento no consumo de instrumentos musicais.

Coral/Musicalização

 A oficina de musicalização proporcionará aos beneficiários portadores de necessidades especiais o aprendizado e o exercício da voz e do corpo, através de canções de universos musicais variados e musicalização com instrumentos variados. As aulas contam também com exercícios de respiração, alongamentos, propriedades sonoras e os sons do próprio corpo. Outro ponto muito positivo é fato de proporcionar a socialização entre os alunos e também com a sociedade através de pequenas apresentações. Todo o trabalho é feito em conjunto, trazendo bons momentos de confraternização e alegria.

Ukulele

 O Ukulele, é um instrumento de origem havaiana, muito parecido como o cavaquinho, mas completamente diferente no seu estilo de música e timbre. Atualmente está muito em evidência por ser um instrumento de som doce, aveludado e peculiar.  Por ser um instrumento pequeno, leve e podendo ser utilizado em muitas músicas populares como o violão, é também o instrumento mais indicado para crianças, pois a evolução e resultado aparecerá mais rapidamente, e posteriormente quando o aluno migrar para o violão já terá uma boa base prática.
Explorar as possibilidades técnicas do instrumento dentro de um repertório eclético e descontraído, que exalte as características mais singulares do ukulele, valorizando a prática como meio de possibilitar ao aluno resultados rápidos, imediatos e enraizando a cultura da curiosidade musical. As aulas giram em torno de uma música-tema, por onde trabalharemos as técnicas e noções da teoria musical. As noções teóricas serão breves, priorizando o andamento do repertório. O plano de conteúdo é flexível, tal como as músicas que o complementam.

Capoeira

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). A capoeira proporcionará aos beneficiários a oportunidade de aprimoramento da motricidade, da convivência, do resgate cultural étnico, além do aprendizado de um novo ritmo musical que faz parte da história do nosso país.

Fortalecimento de Vínculos

O Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica e possuí caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos beneficiários, com vistas ao alcance e alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Contudo objetivamos alcançar os seguintes requisitos para o fortalecimento de vínculos;

Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social;

Prevenção da ocorrência de risco sociais, seu agravamento ou reincidências;

Melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias;

Redução e prevenção de isolamento social e de institucionalização;

Aumento de acessos a serviços socioassistenciais e sensoriais, dentre outros.

 

Nosso objetivo é que esses beneficiários tenham acesso a atividades que contribuam para a inclusão social, educacional e cultural para assim melhorar o rendimento escolar, diminuir a incidência de situações de risco e vulnerabilidade social do seu ambiente e contribuir para seu desenvolvimento pleno. Tudo isso para que tenham a chance de crescer com dignidade e buscar um futuro com mais oportunidades.

 

Dados do Projeto

 

Instituição: Instituto Preservarte (CNPJ 06.151.516/0001-13)

Termo de Fomento: 002/2017

Valor total da parceria: R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais)

Valor liberado pelo Poder Público: R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais)

Data de assinatura: 22 de maio de 2017

Intermediador: Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social de João Neiva/ES

Vigência: Maio/2017 a Dezembro/2017

Prestação de contas
– Data prevista para apresentação: 31/03/2018

 

Objeto

Concessão de repasses financeiros para cobrir despesas com material de consumo, serviços de terceiros (pessoa física e pessoa jurídica), equipamentos e materiais permanentes e bolsa de incentivo ao estudo.

 

Objetivo Geral da Proposta

Desenvolver a cultura musical com o público alvo, por meio das oficinas de construção de instrumentos (ukulele), musicalização, ukulele e capoeira, proporcionando a esse público a influência da música na construção da sua identidade, despertando a sensibilidade e interesse pela música, permitindo aos participantes a percepção, a interpretação e a expressividade das emoções, por meio de técnicas e diferentes estilos musicais. Além disso os profissionais envolvidos realizarão planejamento de aula, rodas de conversa, reuniões e atividades lúdicas com os beneficiários para Fortalecer os Vínculos familiares e comunitários. Vale ressaltar, que as atividades musicais realizadas não visam a formação de músicos e sim propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções ampliando a cultura de forma geral e contribuindo para a formação integral do ser.

 

Objetivos Específicos da Proposta

Realizar as oficinas de:
– Luteria
– Musicalização
– Capoeira
– Fortalecimento de Vínculos

Acessar Arquivos do Projeto

 

Apoie nossas atividades