Skip to main content
Publicação: 01/02/2018
Categorias: ,

Lutiers de João Neiva são notícia no Bom Dia ES

Em 01 de fevereiro de 2018, a cidade de João Neiva foi destaque no programa Bom Dia ES, destacando a notável tradição em luteria de violinos que ganhou reconhecimento nacional. A reportagem focalizou a importância da luteria para a economia local, destacando o papel fundamental de artesãos como Renato Casara, que iniciou essa jornada.

A tradição de João Neiva não se limita apenas à produção de violinos, mas se estende à fabricação de arcos, consolidando a cidade como um polo de luteria e archetaria. O trabalho artesanal desses lutiers não apenas cria instrumentos musicais de alta qualidade, mas também impulsiona a economia local.

Renato Casara, um dos mestres luthiers, é um nome respeitado nesse cenário. Sua influência e expertise ajudaram a colocar João Neiva no mapa da luteria brasileira. A reportagem destaca como a cidade tem sido reconhecida nacionalmente por sua contribuição para o universo da música clássica e a produção de instrumentos de alta qualidade.

Além disso, o Instituto Preservarte, em sintonia com essa rica tradição, mantém a oficina de luteria de violinos. Esta iniciativa não apenas preserva a arte ancestral da fabricação de violinos, mas também proporciona uma oportunidade valiosa para os estudantes aprenderem todas as etapas envolvidas na criação artesanal desses instrumentos magníficos.

O link da reportagem completa pode ser acessado aqui, permitindo que os interessados mergulhem mais profundamente nessa fascinante jornada pela tradição e arte da luteria em João Neiva.

Todas as categorias
Redes sociais
Gostou da leitura?
Pesquise mais matérias